7 novidades no mundo das embalagens em 2022

As novidades trazidas pelas embalagens em 2022 mostra que podemos olhar para o futuro com um pouco mais de otimismo. Vem descobrir quais são!

As embalagens em 2022, assim como muitos outros produtos, precisam acompanhar as tendências do mercado, se adaptarem ao mundo moderno, atender as necessidades individuais e encontrar respostas para problemas.

Nesse sentido, se pudéssemos resumir o futuro das embalagens em 2022, certamente as palavras de ordem seriam: consciência ambiental, sustentabilidade, reciclagem e minimalismo.

Quer saber mais sobre o assunto? Fique tranquilo, pois nós identificamos as principais novidades no mundo das embalagens em 2022 e, abaixo, você verá as 7 principais.

Novidades no mundo das embalagens em 2022

1- O retorno das embalagens de papel e vidro

O mundo pós-pandemia começou a trazer mais conscientização. Agora, cada vez mais os consumidores percebem que precisam de produtos ecológicos. E quando dizemos usuários nos referimos especialmente a geração Z.

A McKinsey & Company, uma empresa de consultoria empresarial americana, constataram que nove países – EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, China, Índia, Brasil e Indonésia – desejam consumir mais produtos em embalagens de papel e vidro. Ainda nesse sentido, os entrevistados expressaram a preferência de embalagens à base de papel e cartão para produtos frescos e vidro para bebidas e produtos domésticos. Ainda nessa pesquisa realizada em agosto de 2020, a maioria dos entrevistados afirmou que considerava o vidro o material de embalagem mais seguro, superando plástico, papel, alumínio e outros metais.

Entre as marcas que já adotaram embalagens baseadas em papel podemos destacar a H&M, P&G, Secret e Old Spice, McDonald’s e até a Apple.

Ainda segundo os especialistas em pesquisa de mercado da Frost e Sullivan, a estimativa é de as marcas premium, especialmente do segmento de cosméticos, fará com que o vidro supere as embalagens plásticas.

01-embalagens-em-2022-vidro-pinterest

2- Embalagens em 2022 – Pacotes reutilizáveis

Já imaginou contar com uma embalagem que você não precise descartar, pois pode reutilizar ao ​​recarregar os produtos? Essa é uma das novidades das embalagens em 2022, uma vez que oferece aos consumidores a oportunidade de realizar compras sem desperdício. Junto a ele também podemos mencionar o já conhecido refil.

Pesquisas sugerem que embalagens reutilizáveis ​​podem reduzir o impacto ambiental do consumismo humano em até 85%.

As empresas que se atualizaram oferecem desde produtos de higiene como pasta de dente e desodorantes – Unilever, shampoo – P&G e até mesmo sorvetes – Haagen Dazs.

02-refil-natura-pinterest

3- Inclusão

O envelhecimento da população e a percepção da necessidade de mobilidades que facilitem a inclusão faz com que entre as novidades estejam as embalagens cuidadosamente projetadas para serem abertas por qualquer pessoa.

Assim sendo, de maneira intuitiva e com apenas uma mão, qualquer pessoa deve poder abrir um pacote e dispensar um produto líquido ou cremoso.

03-acessibilidade-inovasocial

4- Produtos e embalagens com desenhos minimalistas

As embalagens em 2022 com o conceito minimalista não trazem exatamente uma novidade, entretanto os produtos premium focam cada vez mais nessa caracterização. E agora essa abordagem não aparece apenas no embrulho, mas também no design dos próprios produtos.

04-minimalismo-pinterest

Leia também:
Saiba quais são as tendências de embalagem em 2022
Quais são os erros mais comuns nos projetos de embalagem
Como atrair consumidores com embalagens coloridas

5- Embalagens em 2022 não desperdiçam nada, nem mesmo o espaço

A novidade agora é reduzir o desperdício utilizando integralmente os espaços da embalagem. Dessa forma, no momento da reciclagem, há uma menor contaminação de corantes, tintas e materiais, sendo possível manter quilos de resíduos fora dos aterros.

Um ótimo exemplo do que estamos falando é o programa da Amazon intitulado “Frustration-Free Packaging” (FFP), instaurado lá em 2008. A ideia é justamente incentivar as empresas a desenvolver embalagens mais enxutas e que não necessitem da embalagem secundária da empresa. Nos últimos seis anos, eles conseguiram eliminar mais de 1 milhão de toneladas de material de embalagem de seu envio de saída e mais de 2 milhões de produtos da Amazon agora são certificados pelo FFP. Em junho de 2021, a Amazon anunciou planos para expandir o FFP.

05-amazon-frustration-free-packaging

6- Produtos de dose única

Aqui está uma novidade nas embalagens em 2022 desenvolvida especialmente para os novos modelos de famílias, que são menores e que têm um estilo de vida mais dinâmico. Portanto, esse modelo de embalagem, fracionado a dose única, oferece a quantidade certa de produto, para que nada seja desperdiçado.

06-Produtos-de-dose-unica-embalagens-em-2022

7- Embalagens em 2022 – Rótulos inteligentes

Agora falando em informações, o novo objetivo das embalagens em 2022 é criar rótulos de produtos que forneçam instruções claras e fáceis.

Um estudo de 2020, da Ipsos, destacou o papel crucial dos rótulos dos produtos nas decisões de compra dos consumidores. Os rótulos ESG como, por exemplo, “embalagem 100% biodegradável” e “embalagem feita de plástico 100% oceânico recuperado” passam a percepção de ter informações de alta prioridade.

Enquanto isso, o uso de tecnologias de rotulagem ‘inteligentes’ como, por exemplo, RFID (Radio Frequency Identification), EAS (Electronic Article Surveillance) e códigos QR (Quick Response), permitem a interação entre usuários e informações apenas utilizando dispositivos móveis.

07-codigos-QR-Quick-Response-embalagens-em-2022

Conseguiu perceber que as novidades no mundo das embalagens em 2022 são todas relacionadas a experiência e processo de decisão de compra do consumidor? Conta para gente nos comentários o que achou do nosso conteúdo!

Com imagens: Pinterest 

Leave a Comment